domingo, 14 de maio de 2017

Juremeira

Tipicamente paraibana, venerada quase como uma divindade. Forte, frondosa, resistente, de beleza impressionante, que vive mais de 200 anos. Sua fama corre pelo Cariri, Paraíba, nordeste e mundo. Ela é a rainha das bandas de lá. Ela é sinal de vitória, luta e resistência. Ela enfrenta secas e estiagens sem reclamar. Faz de uma gota d'água um milagre. Floresce onde há mínima possibilidade.
Sobressai sem nem perceber. Ela é mainha, e mainha é a Jurema (mainha é juremeira!). Elas não são irmãs, elas são uma só. Porque mainha é a força motriz, mainha é a locomotiva deste lar. Mainha floresce na seca e resiste a longas e dolorosas estiagens. Me pergunto se a força dela vem por conta da terra em que nasceu, ou se é por conta do leite de cabra que ela diz ter tomado quando criança. Deve ter a ver. Mas creio que essa força vem de algo muito maior - o próprio Deus. Mainha é amor, e ama sem muitas palavras. Mainha ama com atitudes e cuidado. Mainha ensina crianças a ler e nos ensina desde crianças a ler a vida. Nos ensinou o que é ter honestidade, caráter, lealdade. Mainha nos ensinou a ter palavra! Mainha nos fez fortes quando em suas piores dores sobreviveu e caminhou. Mainha é caminho de paz e respeito. Mainha é história de luta e superação... é a pura paciência e sabedoria. Mainha é tão mandona, mas isso lhe dá aquele toque especial e nós a amamos por isso. Eu e ela somos bem diferentes, mas há 33 anos tenho aprendido a respeitar e saber conviver com as diferenças de opiniões que temos. Espero ser motivo de alegria pra ela, porque ela é motivo de gratidão pra mim. Minha Jurema forte, a rocha que tanto diz que é (e é mesmo). Seus ensinamentos são lei e estão tatuados em meu coração. Espero ser tão boa o quanto és para nós e para o mundo. Espero que vivas por mais de 200 anos e veja teus netos crescerem e se tornarem grandes e fortes com tu, Juremeira. Te amo, mainha. És a minha maior inspiração e aspiração como mulher. És, de fato, a rainha das bandas de cá!

Um comentário: